domingo, 21 de agosto de 2016

Aquífero Guarani

 http://cdn.mensagenscomamor.com/resize/400x225/content/images/int/meio_ambiente.jpg
Durante séculos, o mundo olhou para as riquezas enterradas 
debaixo das matas brasileiras.   Ouro, esmeraldas, pedras e 
 metais ditaram o rumo da nossa História.    No século XXI, 
 guardamos sob os nossos pés um tesouro ainda maior: a água.    

O que é o Aquífero Guarani e onde está localizado?
     
       O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). 


- O Aquífero Guarani ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados (1.200.000 km²).

- Para se ter uma ideia do tamanho da reserva, ela tem capacidade para abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes, com 43 trilhões de metros cúbicos de água doce por ano.

- A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros.


Qual sua importância?

    Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água doce seria capaz de abastecer a população mundial por mais de cem anos. Numa possível falta de água doce no futuro, este recurso será de extrema importância para a humanidade.

    Os impactos da atividade humana na superfície do aquífero são uma ameaça a sua integridade. Depósitos irregulares de lixo, agrotóxicos, fossas sépticas, vazamento em oleodutos, poços abandonados ou construídos sem tecnologia adequada, etc. podem provocar a contaminação do aquífero. Outro fator de risco é o consumo excessivo, que já está provocando o rebaixamento do nível das águas subterrâneas em algumas regiões.

     A superexploração do aquífero e sua deterioração em consequência da poluição podem causar danos irreversíveis, comprometendo o abastecimento e colocando em risco a qualidade de vida da população e o meio ambiente de uma vasta região.

 Como se formou o aquífero?
     Há cerca de 150 milhões de anos, nossa região era um enorme deserto. Um intenso vulcanismo provocou o derramamento de lavas, cobrindo a maior parte de suas areias. Ao se resfriarem, as lavas se solidificaram formando uma rocha dura chamada basalto.

      O peso do basalto compactou e agregou as areias do antigo deserto até formar uma rocha porosa chamada arenito. O arenito ficou comprimido debaixo do basalto, restando apenas algumas bordas descobertas, denominadas áreas de afloramento ou de recarga. Por ali, as águas das chuvas passaram a penetrar lentamente no antigo deserto ao longo de milhões de anos, formando o reservatório de águas subterrâneas chamado Aquífero Guarani. 

      Ao contrário do que muitos pensam, a água do aquífero não corre como um rio no subsolo. Ela está embebida em uma camada de arenito, que funciona como uma esponja, absorvendo as águas da chuva que se infiltram. O reservatório subterrâneo é constituído pelos espaços vazios ou poros das rochas, onde a água é armazenada e circula muito lentamente.

      O aquífero é continuamente abastecido pela infiltração das águas da chuva na área de afloramento. Por isso, esta área é a mais vulnerável e deve ser especialmente protegida para evitar a contaminação dos depósitos subterrâneos.



                                     https://www.youtube.com/watch?v=M8Obx_d5oA4


Fonte: Jornal O Turista, Sua Pesquisa, Cola Web, You Tube

Nenhum comentário:

Postar um comentário