quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Aquífero Guarani

Durante séculos, o mundo olhou para as riquezas enterradas debaixo das matas brasileiras.   Ouro, esmeraldas, pedras e metais ditaram o rumo da nossa História.    No século 21, guardamos sob os nossos pés um tesouro ainda maior: água.   
     
       O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). 


http://www.oturista.net/aquifero%201.jpg

- O Aquífero Guarani ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados (1.200.000 km²).

- Para se ter uma ideia do tamanho da reserva, ela tem capacidade para abastecer, de forma sustentável, cerca de 400 milhões de habitantes, com 43 trilhões de metros cúbicos de água doce por ano.

- A profundidade da reserva é de, aproximadamente, 1500 metros.

Qual sua importância?
 
    Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água doce seria capaz de abastecer a população mundial por mais de cem anos. Numa possível falta de água doce no futuro, este recurso será de extrema importância para a humanidade.

    Os impactos da atividade humana na superfície do aquífero são uma ameaça a sua integridade. Depósitos irregulares de lixo, agrotóxicos, fossas sépticas, vazamento em oleodutos, poços abandonados ou construídos sem tecnologia adequada, etc. podem provocar a contaminação do aquífero. Outro fator de risco é o consumo excessivo, que já está provocando o rebaixamento do nível das águas subterrâneas em algumas regiões.

     A superexploração do aquífero e sua deterioração em consequência da poluição podem causar danos irreversíveis, comprometendo o abastecimento e colocando em risco a qualidade de vida da população e o meio ambiente de uma vasta região.

 Como se formou o aquífero?
     Há cerca de 150 milhões de anos, nossa região era um enorme deserto. Um intenso vulcanismo provocou o derramamento de lavas, cobrindo a maior parte de suas areias. Ao se resfriarem, as lavas se solidificaram formando uma rocha dura chamada basalto.

      O peso do basalto compactou e agregou as areias do antigo deserto até formar uma rocha porosa chamada arenito. O arenito ficou comprimido debaixo do basalto, restando apenas algumas bordas descobertas, denominadas áreas de afloramento ou de recarga. Por ali, as águas das chuvas passaram a penetrar lentamente no antigo deserto ao longo de milhões de anos, formando o reservatório de águas subterrâneas chamado Aquífero Guarani. 

      Ao contrário do que muitos pensam, a água do aquífero não corre como um rio no subsolo. Ela está embebida em uma camada de arenito, que funciona como uma esponja, absorvendo as águas da chuva que se infiltram. O reservatório subterrâneo é constituído pelos espaços vazios ou poros das rochas, onde a água é armazenada e circula muito lentamente.

      O aquífero é continuamente abastecido pela infiltração das águas da chuva na área de afloramento. Por isso, esta área é a mais vulnerável e deve ser especialmente protegida para evitar a contaminação dos depósitos subterrâneos.



                                     https://www.youtube.com/watch?v=M8Obx_d5oA4


Fonte: Jornal O Turista, Sua Pesquisa, Cola Web, You Tube

Explorando nosso país, o Brasil!

http://redescobrimento.com.br/wp-content/uploads/2014/10/01-mapa-brasil-Mapa-Viagem-Brasil_.jpg

Jogando também se aprende:
Com estes jogos você poderá praticar a localização e nomenclatura dos estados brasileiros
bem como suas capitais.


domingo, 23 de agosto de 2015

Folclore do RS

http://image.slidesharecdn.com/folclore2012-120816141612-phpapp01/95/folclore-2012-1-728.jpg?cb=1345126896


O Folclore é comemorado no dia 22 de agosto resgatando as tradições e a cultura dos povos.

Quer saber mais? Busque nos sites abaixo:

Folclore do Sul
Lendas do RS
Personagens do Folclore


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNKmQ18jqRG21wsBm1Xc1PLZxzqGI9fRN2TfcCw0_KQOMbU7BDfK-6BrS1VyfJ6Cb1Z-kwq8bbGzuoxv7zmgATjdDABrcqfVJH9i8XSTPM_l5mcdmn3yUL4uGp6zjNNMMckt52a4mysJ7a/s1600/PERSONAGENS-DO-FOLCLORE.jpg

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Desafios Matemáticos


                                      Desenvolvendo "feras" na Matemática!

Primeiro: termine a correção da avaliação:
 Agora, resolva os desafios:

Desafio 1
Desafio 2

Desafio 3
Para quem quer mais, acesse os links:

Geniol

Racha Cuca

terça-feira, 11 de agosto de 2015

domingo, 9 de agosto de 2015

Chegada dos Portugueses ao Novo Continente

Obras que contam nossa história:
Desembarque de Cabral - Oscar Pereira da Silva - 1922

Primeira Missa - Victor Meirelles - 1860

Canto Pindorama 
Palavra Cantada


Carta ao rei:

Pero Vaz de Caminha relata em detalhes a 
viagem da expedição de Cabral e as belezas do povo e da terra encontrada.

Pero lendo a carta
Carta de Pero Vaz de Caminha - resumo

Carta de Pero Vaz de Caminha - análise

Carta de Pero Vaz de Caminha - completa e atualizada

Carta de Pero Vaz de Caminha - ortografia original 

Teste seus conhecimentos com:



Para conhecer mais:






quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Tratado de Tordesilhas

       http://chc.cienciahoje.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/01/500ano22.jpg

      
      Na época das grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados poderiam ser dominados e por esta razão achavam que podiam ocupar todas as terras que iam descobrindo mesmo se essas terras já tivessem dono.
    Começou assim uma verdadeira disputa entre Portugal e Espanha pela ocupação de terras.

Histórico
       

     Logo após a chegada de Cristóvão Colombo à América (1492), a corte espanhola começou a se preocupar em proteger legalmente as terras descobertas na América. O rei espanhol Fernando V procurou o papa Alexandre VI, que através de um documento chamado Bula Inter Coetera estabeleceu a posse de todas as terras descobertas a 100 léguas a oeste de Cabo Verde à Espanha. Através deste documento, Portugal ficaria sem a possibilidade de ter a posse de territórios na recém-descoberta América. O limite estabelecido também dificultaria as navegações portuguesas no Oceano Atlântico.
       

        Como Portugal, assim como a Espanha, era uma potência militar e econômica da época, para evitar conflitos, espanhóis e portugueses resolveram abrir negociações para o estabelecimento de um novo tratado. Este deveria contemplar os interesses de ambos os reinos no que se referia a descoberta, exploração e colonização das “novas terras”.

O que foi
      
          O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado em 4 de junho de 1494 entre o rei português Dom João II  e os reis espanhóis Isabel e Fernando V. Ganhou este nome, pois foi assinado na cidade espanhola de Tordesilhas. O acordo tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV. 

O que estabelecia o Tratado de Tordesilhas
         
          De acordo com o Tratado de Tordesilhas, uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde serviria de referência para a divisão das terras entre Portugal e Espanha. As terras a oeste desta linha ficaram para a Espanha, enquanto as terras a leste eram de Portugal. 


http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/09/mapa-cabo-verde.jpg
Ilhas de Cabo Verde
Linha Imaginária do Tratado de Tordesilhas
 
   O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha ideia das terras que possuía. Hoje sabemos onde passava a linha de Tordesilhas: de Belém (Pará) à cidade de Laguna (Santa Catarina).
   
      De acordo com o Tratado, boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por espanhóis.
   
   Portugueses e brasileiros não respeitaram o tratado e ocuparam as terras que seriam dos espanhóis. Foi assim que o nosso território ganhou a forma atual.



Comparando as Linhas
 


Fontes: História do Brasil.net, Info Escola, Escola Britannica, Brasil Escola e Educa Já

Dia dos Pais

Segundo domingo de Agosto comemoramos o Dia dos Pais.
Mas, o que é ser pai? 
Pai é aquele que cuida, que zela, 
que auxilia e que também sabe dizer não.
Hoje em dia, muitas mães fazem o papel de pai, ou até mesmo avôs. 
O que importa, é que temos estes "anjos da guarda" conosco. 

Feliz Dia dos Pais!

Escolha uma mensagem para homenagear esta pessoa tão especial!