quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Tratado de Tordesilhas

       http://chc.cienciahoje.uol.com.br/wp-content/uploads/2012/01/500ano22.jpg

      
      Na época das grandes navegações, os europeus acreditavam que os povos não cristãos e não civilizados poderiam ser dominados e por esta razão achavam que podiam ocupar todas as terras que iam descobrindo mesmo se essas terras já tivessem dono.
    Começou assim uma verdadeira disputa entre Portugal e Espanha pela ocupação de terras.

Histórico
       

     Logo após a chegada de Cristóvão Colombo à América (1492), a corte espanhola começou a se preocupar em proteger legalmente as terras descobertas na América. O rei espanhol Fernando V procurou o papa Alexandre VI, que através de um documento chamado Bula Inter Coetera estabeleceu a posse de todas as terras descobertas a 100 léguas a oeste de Cabo Verde à Espanha. Através deste documento, Portugal ficaria sem a possibilidade de ter a posse de territórios na recém-descoberta América. O limite estabelecido também dificultaria as navegações portuguesas no Oceano Atlântico.
       

        Como Portugal, assim como a Espanha, era uma potência militar e econômica da época, para evitar conflitos, espanhóis e portugueses resolveram abrir negociações para o estabelecimento de um novo tratado. Este deveria contemplar os interesses de ambos os reinos no que se referia a descoberta, exploração e colonização das “novas terras”.

O que foi
      
          O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado em 4 de junho de 1494 entre o rei português Dom João II  e os reis espanhóis Isabel e Fernando V. Ganhou este nome, pois foi assinado na cidade espanhola de Tordesilhas. O acordo tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV. 

O que estabelecia o Tratado de Tordesilhas
         
          De acordo com o Tratado de Tordesilhas, uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde serviria de referência para a divisão das terras entre Portugal e Espanha. As terras a oeste desta linha ficaram para a Espanha, enquanto as terras a leste eram de Portugal. 


http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2012/09/mapa-cabo-verde.jpg
Ilhas de Cabo Verde
Linha Imaginária do Tratado de Tordesilhas
 
   O Brasil ainda não havia sido descoberto e Portugal não tinha ideia das terras que possuía. Hoje sabemos onde passava a linha de Tordesilhas: de Belém (Pará) à cidade de Laguna (Santa Catarina).
   
      De acordo com o Tratado, boa parte do território brasileiro pertencia a Portugal, mesmo se fosse descoberto por espanhóis.
   
   Portugueses e brasileiros não respeitaram o tratado e ocuparam as terras que seriam dos espanhóis. Foi assim que o nosso território ganhou a forma atual.



Comparando as Linhas
 


Fontes: História do Brasil.net, Info Escola, Escola Britannica, Brasil Escola e Educa Já

2 comentários:

  1. Muito legal, obrigado por compartilhar! Ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Oie...boa noite!
    A data do Tratado de Tordesilhas está errada.
    Foi em 7 de junho.

    ResponderExcluir