sábado, 19 de abril de 2014

Dia do Índio






Conheça um pouco do povo que 
habitava estas terras:
 







Você Sabia?

A origem do chocolate remonta a 1.500 A.C., segundo registram estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas, a Astecas também já utilizavam o cacau, a consideravam-no o alimento dos Deuses. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos. Houve tempo também, na mesma época, em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, viraram moeda corrente. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor. Historicamente, foi Cristóvão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe. Em 1519, Hernando Cortez descobriu o cacau durante suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa a amarga. Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor a moeda de troca. Em nome da coroa Espanhola começou plantações de cacau no México onde a "moeda" seria cultivada. Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau a as ferramentas necessárias para seu preparo. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a menos amarga a mais palatável, portanto, ao gosto Europeu. Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola.
Todo o processo a altamente delicado - qualquer descuido, principalmente na fase de conching - a tempera - pode ocasionar a perda de um lote.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Dia Nacional do Livro Infantil

Dia 18 de abril é lembrado como Dia Nacional do Livro Infantil

Literatura

A data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, um dos principais autores da Literatura Infantojuvenil Brasileira.

18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato
Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira.  
Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infantojuvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Picapau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infantojuvenil.


Meteoros à vista!


      Os meteoros são popularmente chamados de estrelas cadentes.  No dia 23 de abril de 2014 teremos uma chuva de meteoros visível em todo o Brasil e olho nu! Basta estar fora de locais muito iluminados. 

        Neste Clima no Céu professor e astrônomo Marcos Calil orienta sobre como observar chuva de meteoros Pi Puppdis (PPU)  que vai acontecer no dia 23 de abril. O fenômeno começou a ocorrer no dia 15 e poderá ser observado até o dia 28. Porém, o dia 23 de abril será o máximo desta chuva de meteoros e a expectativa é de que se veja até 40 objetos caindo por hora.

          O evento será visível por volta das 19 horas, olhando para sul, em todo o Brasil.

          Você tem muito mais informações sobre astronomia no Canal de Astronomia da Climatempo.

Fonte: Climatempo


domingo, 6 de abril de 2014

Marte à vista!!!!




Marte e Terra estarão em oposição, assim, o brilho do planeta vermelho vai ganhar de estrelas de primeira magnitude. Marte será facilmente avistado no céu a olho nu, até em áreas urbanas! 
Marcaram na agenda? 
Dia 08 de abril, terça-feira!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Terremoto no Chile

Tragédia no Chile:  Terremoto

1. De onde vem os terremotos?                                                  

Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas. 

2. O que são placas tectônicas?
    
    São vários blocos gigantescos que estão em constante movimento.
      O local onde há o encontro entre as placas tectônicas é chamado de hipocentro (no interior da Terra) e o epicentro é o ponto da superfície acima do hipocentro. As consequências podem ser sentidas a quilômetros de distância, dependendo da proximidade da superfície que ocorreu a colisão (hipocentro) e da magnitude do terremoto.

Demonstração do hipocentro (foco) e do epicentro de um terremoto
                   
3. O que é magnitude?

     A magnitude é a quantidade de energia liberada no foco do terremoto, sendo medida a partir de uma escala denominada Escala Richter. A intensidade é a consequência causada pela ação do sismo, a destruição provocada por esse fenômeno. A escala mais utilizada para se classificar a intensidade é a de Mercalli. 

4. Como ocorrem os tsunamis?
     Os sismos nos oceanos provocam a formação de ondas gigantes (tsunamis). Essas ondas podem atingir as áreas continentais, gerando grande destruição:
1.º A abertura causada pelo tremor no leito do mar empurra a água para cima, dando início à onda.
2.º A onda gigante então se move nas profundezas do oceano em altíssima velocidade.
3.º Na medida em que se aproxima da terra, a onda perde velocidade, no entanto fica mais alta.
4.º A onda então avança por terra, arrasando tudo em seu caminho.

Tsunami na Indonésia - 26 de dezembro de 2004

Leia mais em Notícias do Estadão

Fonte: Brasil Escola, Climatologia

Por quê?

Por que se uso o porquê ora de um jeito e ora de outro?


Agora é a sua vez! Vamos treinar!
Copie em seu caderno:


1. Complete o diálogo usando por que, por quê, porque ou porquê corretamente:

- ______________ preciso aprender isto?
- Você sabe o ______________.
- Não, sei não. Me diga ______________?
- Você precisa aprender isto _______________ assim vai escrever de forma correta.

Pratique jogando:
 
Racha Cuca
Nosso Clubinho
Meus Jogos Online
Navegando no Português 

Outras atividades:

Veja mais