quarta-feira, 21 de maio de 2014

Campanha da Fraternidade 2014








Leia a história e reflita: "E se fosse  comigo?"
Após, deixe seu comentário.

Sugestões da Editora Melhoramentos:


Fraternidade e Tráfico Humano



terça-feira, 20 de maio de 2014

Bússola



 

Um dos instrumentos de navegação mais importantes surgidos na história é a bússola. Consiste em uma caixa com uma agulha magnetizada ao meio, que aponta para o ponto cardeal Norte. A bússola teve grande importância para o desenvolvimento das civilizações no século XVI, na Era dos Descobrimentos com as grandes navegações, mas sua história começa no século I, na China, quando foi inventada.

A existência de pedras com capacidade de atrair metais foi descoberta por Tales de Mileto, no século VII a. C., segundo o filósofo grego Aristóteles. Mas foi no século I que os chineses inventaram a bússola, utilizando como matéria-prima uma colher que apontava para o Sul. Novecentos anos mais tarde essa colher foi substituída por uma folha de ferro e foi chamada de peixe-que-aponta-o-sul. Ganhou esse nome em razão da folha usada ser em forma de peixe. Os chineses magnetizavam a folha aquecendo-a até ficar incandescente e depois mergulhando-a na água. Em seguida colocavam a folha em um recipiente com água parada. A folha em forma de peixe, magnetizada, apontava a cauda para o Norte. Mais tarde, no século XI, trocaram a folha por uma agulha, suspensa por um fio de seda.

Em 1302, o marinheiro e inventor Flávio Gioia aperfeiçoou a bússola, colocando a agulha sobre um cartão com o desenho de uma rosa-dos-ventos, o que facilitou a orientação. Em alguns desenhos, o Leste, demarcado na rosa-dos-ventos, era substituído pelo desenho de uma cruz, mostrando a localização da Terra Santa.

Foi em 1417 que intelectuais pertencentes à Escola de Sagres, pioneira na tecnologia marítima, desenvolveram o modelo de bússola que conhecemos hoje: protegida por uma tampa de vidro que impedia a interferência de outros metais. Seu nome origina-se do italiano “bussola” que significa “caixa pequena”.
Por Demercino José Silva Júnior   

Dica legal:

Obs.: Você pode usar um imã de geladeira.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mensagem


Que seu dia seja muito produtivo!

domingo, 11 de maio de 2014

Dia das Mães



Sugestões:


Mensagens das Turmas:



terça-feira, 6 de maio de 2014

Vik Muniz

Explorando obras de Vik Muniz, Mônica Daniela Tag, estagiária do Centro Universitário Leonardo Da Vinci, estimulou a turma a produzir suas obras utilizando grãos, massinha, café,  sagu, entre outros.

Fotos da produção:

Turma 51


Turma 53


quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia do Trabalho


Dia do Trabalho


O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado no dia 1º de maio em diversos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal, Rússia, e França, entre outros.
O Dia do Trabalho é o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas, regras de trabalho. É também considerado importante no dia 1 de maio relembrar a história, onde diversos trabalhadores lutaram, para hoje em dia as pessoas poderem usufruir dos benefícios.

Dia do Trabalho nos Estados Unidos

Até o ano de 1886, os trabalhadores jamais pensaram em exigir seus direitos, apenas trabalhavam. Mas no ano de 1886, aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho, e nesse mesmo dia teve uma greve geral nos Estados Unidos.

Origem do Dia do Trabalho

Três anos depois, foi convocado em Paris uma manifestação anual para reivindicação das horas de trabalho e foi programada para o dia 1º de maio, como homenagem as lutas sindicais em Chicago. No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e um anos depois a Rússia fez o mesmo.
No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.

Fonte: Calendário

Operários - Tarsila do Amaral

 Atividades: