Um planeta anão é um corpo celeste que orbita o sol, tem massa
suficiente para ter uma forma arredondada, não é uma lua e,
principalmente, é pequeno demais, em termos de massa, para alterar o ambiente que o cerca da forma que um planeta faria.
Quais são os planetas anões do Sistema Solar?
1. Ceres
Foi em 1801 que o astrônomo siciliano Giuseppe Piazzi identificou no céu este pequeno astro, o primeiro objeto descoberto do Cinturão de Asteroides – região do Sistema Solar que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter. Antes de ganhar o título de planeta anão em 2006, Ceres já tinha sido considerado um asteroide. Observações do Telescópio Hubble mostraram que ele é parecido com alguns planetas do time “oficial”, como Marte e Terra. Uma das semelhanças é o interior diferenciado, com material mais denso no núcleo e minerais leves perto da superfície. Além disso, há indícios de que o planeta anão pode conter grandes quantidades de água pura abaixo de sua superfície, o que torna seu nome ainda mais apropriado: na mitologia romana, Ceres é a deusa da colheita.
Leia também: Qual é a origem dos nomes dos planetas?
.
2. Plutão
O rebaixamento do Timão, em 2007, não foi nada perto da queda do amado Plutão. A reclassificação do ex-planeta, descoberto em 1930, gerou comoção mundo afora e não faltaram tentativas para “salvar” o astro da vergonha. Mas, neste caso, tamanho foi sim documento: Plutão tem apenas cerca de dois terços do diâmetro da Lua Terrestre e sua massa corresponde a apenas um sexto da massa do satélite. Suas dimensões são tão diminutas que Caronte, sua maior lua, descoberta em 1978, tem quase a metade do seu tamanho. O planeta nanico tem outros quatro satélites: Nix e Hydra foram descobertos em 2005 e, em 2012, duas novas luas foram identificadas. Para acalmar os ânimos e homenagear o antigo 9º planeta do Sistema Solar, a União Internacional de Astronomia determinou que os planetas anões que orbitam o Sol para além de Netuno serão designados também como “plutoides”.
O distante planeta, cujo nome remete ao deus romano dos mortos (equivalente a Hades, na mitologia grega), deve receber visitas terráqueas em breve. A New Horizons, da NASA, será a primeira nave espacial a visitar Plutão e do Cinturão de Kuiper – a viagem de nove anos e meio começou em janeiro de 2006 e a chegada ao planeta gelado está prevista para 2015.
Leia também: Ele matou Plutão
.
3. Haumea
Não é só o formato esquisito que diferencia este anão dos demais. Os giros ligeiros do planeta, que tem tamanho quase equivalente ao de Plutão, explicam sua forma única: o Haumea é um dos objetos do nosso sistema solar com rotação mais rápida, completando uma volta sobre seu eixo a cada quatro horas. A translação é bem mais devagar: o astro, descoberto em 2003, leva 285 anos para completar uma órbita ao redor do Sol. Diferentemente da maioria dos outros planetas, seu nome não deriva da mitologia grega: Haumea é o nome da deusa havaiana do nascimento e da fertilidade.
.
4. Makemake
Observado pela primeira vez em março de 2005, o planeta anão foi inicialmente batizado com o codinome não-oficial de “Coelho da Páscoa”. Foi divertido enquanto durou. Reconhecido como um planeta anão pela União Internacional de Astronomia em 2008, o planeta foi batizado Makemake, nome da deusa da fertilidade da mitologia Rapanui – habitantes nativos polinésios da Ilha de Páscoa no Oceano Pacífico, pertencente ao Chile. A alusão à abundância é apropriada: astrônomos encontraram sinais de nitrogênio, etano e metano congelado na superfície do planeta que leva 310 anos para completar uma órbita ao redor do Sol.
.
5. Éris
Brevemente considerado o décimo planeta do Sistema Solar, este anão
foi avistado pela primeira vez em 2003 e sua descoberta confirmada em
2005. Grande responsável por desencadear o debate que fez de Plutão um
ex-planeta, o astro recebeu um nome apropriado: foi batizado como Éris,
deusa grega da discórdia. Inicialmente cientistas pensaram que o
semeador de desavenças possuía diâmetro maior do que de Plutão, mas,
segundo dados da NASA, observações mais recentes indicam que Éris pode
ser um pouco menor que o companheiro anão. Acredita-se que a temperatura
na superfície do planeta gelado, que leva 557 anos para completar sua
órbita ao redor do Sol, varia entre -217ºC e -243ºC.
Fonte: Revista Super Interessante - NASA
Imagens: NASA e Wikimedia Commons
Qual a diferença de tamanhos?
Qual a órbita de cada planeta anão comparada com os planetas do Sistema Solar?
Saiba mais
Praticando a Tabuada
Nenhum comentário:
Postar um comentário